Tá frio, né? Nestes dias fica mais fácil deixar a preguiça vencer.
Então confira essas dicas e bora correr para aquecer!
O frio chegou intenso em algumas regiões do país, em especial no Sul do Brasil. Estamos a menos de um mês do inverno, e todo ano é aquela história, a vontade de treinar continua, mas a de ficar embaixo das cobertas é ainda maior, não é mesmo?
Isso acontece principalmente porque, no frio, nosso metabolismo fica mais acelerado para aquecer o corpo e nosso apetite aumenta para repor as calorias perdidas. Quanto mais o corpo gasta essa energia, mais temos essa sensação de preguiça, explicam os endócrinos. O restante é psicológico.
Todavia, dá pra encarar isso e manter o foco. Confira as dicas:
1. MUDE O LOOK DO TREINO
Atualmente, há várias opções de vestimenta esportiva confortáveis e próprias para baixas temperaturas. Calças, corta-ventos, manta térmica, tudo vale para ficar aquecido. De quebra, você fica ainda mais elegante!
2. TOME SOL LOGO AO ACORDAR
O sol estimula a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de ânimo e bem-estar, entre outras substâncias que nos fazem “acordar” melhor. Logo que despertar, procure qualquer fresta de sol e aproveite! A preguiça vai embora rapidinho.
3. BEBA BASTANTE ÁGUA
A água espanta aquela sensação de “secura” na boca, que é bastante desagradável nos primeiros minutos do treino. Além disso, o ato em si ajuda a controlar a ansiedade por alimentos, contribuindo para manter a dieta em dia.
4. CAPRICHE NO AQUECIMENTO
Se ele já é importante em todo tipo de treino, no frio, o aquecimento é ainda mais fundamental. Faça uns 2 a 3 minutos de corrida estacionária antes de iniciar a rodagem. Os exercícios educativos também contribuem pra deixar o corpo preparado, como o skipping. Tudo isso, é claro, com a orientação de um profissional.
5. DIMINUA O RITMO NO INÍCIO DO TREINO
Depois de vencer todas as etapas, é hora de prestar atenção nas passadas. É comum no início do treino aquela empolgação, e isso leva o corredor a acelerar mais. Porém, no frio, é importante concentrar e evoluir o pace aos poucos. Comece mais devagar, e assim que o corpo se acostumar, vá aumentando o ritmo. É mais confortante e seguro!
6. INVISTA NO PÓS-TREINO
Com o corpo acelerado e aquecido, é comum relaxarmos. Mas, é nesse momento que precisamos continuar com os cuidados e manter ele seguro. Ao terminar o exercício, fuja do frio, tire as roupas suadas e vista algo quente. Tome um café ou chá, coma uma proteína, e aproveite o restante do dia! Você já tá endorfinado!
Agora que já anotou as dicas, se for correr na rua, não esqueça a máscara e pratique a distância social! Mantenha a disciplina, mas sempre cuidando de você e do próximo!
Said Ali
Atleta, colunista e digital influencer.
Commentaires